CERIMÔNIA DE FOGO


Tradicionalmente esta cerimônia vedica no âmbito cultural Hindu é realizada desde tempos remotos. Os procedimentos são desenvolvidos pelos sábios através de longa pesquisas, experimentos e conhecimento divino. O propósito principal é direcionar as energias cósmicas que sempre estão a disposição para diversas finalidades como purificar o ambiente, lar, o próprio psique dos participantes, etc. O efeito do Yagya não está restrito para o local onde está sendo realizado mas supera as barreiras de espaço assim, pode ser sentido por pessoas ausentes durante a cerimônia.
Durante o processo de Yagya as energias cósmicas são invocadas através dos mantras e estas orações coletivas produzem efeitos benéficos. Um direcionamento correto pode traduzir estes efeitos no amor fraterno, cooperativismo e amizade no sentido amplo. O prazer dos sentidos leva aos desejos e estes dirigem a mente para procurar a satisfação tornando as pessoas egocêntricas. O prazer divino que nós obtemos através da consciência é maior e mais puro que qualquer outro nós podemos obter de outras coisas na vida. Até mesmo se nós podemos adquirir a alegria espiritual temporariamente através de renúncia dos prazeres sensuais, nós adquirimos a alegria infinita e permanente só pelo hábito de prática de meditação. O Yagya tem o efeito sutil que amplia a consciência e eleva o pensamento das pessoas além dos desejos egocêntricos proporcionando uma visão ampla que resulta numa mudança de comportamento para bem estar próprio e da coletividade.
Ao pronunciar os mantras são oferecidas ao fogo pequenas oferendas preparadas com grãos, frutas secas, manteiga, elementos para purificar o ambiente, etc. Além de representar o sacrifício ou renuncia das coisas favoritas estas oferendas tem um efeito amplo quando são difundidas no ambiente através da fumaça.
Antigamente os Rishis (sábios) que viviam isolados realizavam Yagya diariamente para promover paz, fraternidade e benevolência na sociedade. Dentro da comunidade todos os eventos individuais como nascimento, dar nome, primeira alimentação, começo de estudos, casamento, morte etc. e os eventos coletivos como festas religiosas e sociais eram motivo para fazer o Yagya.
Atualmente a tradição continua mas numa escala muito maior. Existem entidades como "Gayatri Parivar" que realizam Yagyas coletivos na toda Índia onde participam ativamente milhares de pessoas em cada cerimônia. Num lar hindu também durante nenhum evento importante deixam de realizar o Yagya.
Finalidades
O propósito principal é direcionar as energias cósmicas que estão sempre a disposição para diversas finalidades.
O Yagya ajuda na cura de doenças, afasta os inimigos, controla situações adversas, traz a ajuda divina para resolver problemas e a paz para a alma. O Yagya é um processo milagroso, científico, único dentro das ciências ocultas indianas promovendo ajuda em todos os sentidos. Conforme as escrituras védicas, a paz, a prosperidade, a riqueza, a saúde e todo o desenvolvimento físico, material e espiritual podem ser alcançados através do Yagya, quando realizado com fé, devoção, dedicação, determinação e paciência. A sua eficiência está alicerçada na pureza de consciência e preparo do sacerdote que tem a conduta impecável.
De acordo com a filosofia Védica, qualquer bondade ou maldade, felicidade ou infelicidade, sucesso ou fracasso, prazer ou dor, prosperidade ou desgraça que nós experienciamos em nossa vida, é o resultado de nossas próprias ações passadas ou karma. O Yagya é a ação medicinal mais auspiciosa para anular o efeito do karma negativo passado ou para criar um karma positivo no futuro. Ajuda remover os desafios e obstáculos, mas também pode ajudar as pessoas a alcançar os objetivos da vida ou a realização dos desejos. Todos nós temos o direito a uma vida melhor e nossa verdadeira natureza é ser feliz.
Durante o Yagya, o cantar dos mantras védicos afeta sua psiquê, alterando seu estado de Consciência. Sua mente muda, seu sofrimento se reduz, e subitamente surgem as respostas e soluções. Isso pode acontecer dentro de alguns minutos, horas, dias ou meses. É um presente oferecido a você, com resultados duradouros.
Antigamente, os Rishis (sábios) realizavam o Yagya - Cerimônia de Fogo - diariamente para promover a paz, a fraternidade e a benevolência na sociedade.
Para cada indivíduo, de acordo com os seus desejos, obstáculos ou desafios, para melhorar uma situação de crise ou um período ameaçador há um Yagya específico.
Em geral, um yagya pode ser executado para diversas finalidades como:
Melhoria da saúde;
Melhoria das finanças;
Melhoria do relacionamento;
Resolução de conflitos;
Remoção de obstáculos;
Sono bom e calmo;
Remoção das preocupações domésticas;
Felicidade doméstica e geral;
Progresso espiritual e esclarecimento;
Sucesso nos negócios ou para encontrar um trabalho satisfatório;
Uma viagem confortável;
Energia física e mental, paz mental;
Sucesso em educação e aprendizado;
Concepção de filhos;
Desenvolvimento afortunado de crianças;
Harmonia na vida casada;
Para achar um bom parceiro, sócio;
Para purificar as energias da casa;
Para inauguração do espaço de trabalho;
Para entrada na nova casa;
Para consagrar a imagem dos deus e templo;
No aniversário da pessoa ou do casamento;
No nascimento, casamento, renuncia e ritual funerário;
Começo e termino de estudos principalmente religiosos, filosóficos e espirituais; etc.
Os mais importantes yagyas são seguintes:
Navagraha - 9 planetas - É útil quando uma pessoa está sofrendo das influências negativas de vários planetas situados adversamente no mapa natal ou de transito, e também melhora o desempenho dos planetas que são favoráveis.
Maha Laxmi - Este yagya é para riqueza e prosperidade material e é indicado para resolver problemas financeiros.
Maha Mrityunjaya - É chamado o" Rei dos Yagyas" pelos seus efeitos positivos. Este yagya é efetivo na prevenção ou recuperação mais rápida de uma doença séria. Tem grandes efeitos curativos, é uma arma contra doença. Geralmente é realizado para quatro tipos de objetivos:
- para pessoas com vida ativa: dá força, coragem e esperança, equilibra a saúde e traz resistência física.
- quando alguém está seriamente doente ou ferido, para evitar perigo de vida.
- para uma pessoa no leito de morte para uma transição consciente, indolor, suave e tranqüila.
- para acalmar os problemas físicos e emocionais dos idosos, tornando-os mais suportáveis. Livrando a mente da escravidão, dos embaraços mundanos, provendo um sentimento de renúncia. Prepara para a partida final, com paz e fé na eternidade e imortalidade da alma.
Gayatri - Este yagya é a Mãe de todos Yagyas Védicos. De acordo com o escrituras Védicas o Yagya do Gayatri é o mais purificador. Tem capacidade de anular os efeitos de karma ruim que cria desventura e infelicidade numa ou outra área da vida. Este Yagya abranda e equilibra o karma e o destino da pessoa.
Pessoas de qualquer nacionalidade, religião, casta ou credo podem buscar ajuda divina através do Yagya. O efeito do Yagya não está restrito ao local onde está sendo realizado mas, supera as barreiras do espaço, podendo ser sentido por pessoas ausentes na cerimônia. Amplia a consciência, que é a expressão do divino em nós e eleva o pensamento das pessoas além dos desejos egocêntricos, proporcionando uma visão mais ampla que resulta numa mudança de comportamento para bem estar próprio e da coletividade.
Durante o Yagya as energias cósmicas são invocadas através dos mantras e estas orações coletivas produzem efeitos benéficos.
Ao pronunciar os mantras são oferecidas ao fogo pequenas oferendas preparadas com grãos, frutas secas, manteiga clarificada, gergelim e elementos para purificar o ambiente. Além de representar o sacrifício ou renúncia das coisas favoritas, estas oferendas têm um efeito extenso quando são difundidas no ambiente através da fumaça.
No final do Yagya é distribuído aos participantes o Prasad, que são alimentos oferecidos e abençoados durante a cerimônia.
Shri Radha Krishna realizando yagya

Deixaremos de apresentar o restante deste capítulo porque envolve um complexo procedimento e muitos mantras que devem ser vivenciados, aprendidos e praticados na presença de um conhecedor do assunto. Recomendamos, para as pessoas interessadas no apronfundamento deste conhecimento, que façam nosso curso de mantras.
http://www.meetaravindra.com/meeta/vendas/vendas.htm